segunda-feira, 27 de julho de 2015


Trio de Palhetas da UnB

A estruturação do Departamento de Música da UnB foi realizada a partir da criação do Quinteto de Sopros da UnB, em 1974. Em 1982 o Trio de Palhetas foi fundado tendo como membros o oboísta Vaclav Vinecky, o clarinetista Luiz Gonzaga Carneiro e o fagotista Harry Schweizer. A formação atual do grupe inclui Bojin Nedialkov no oboé, Ricardo Dourado Freire na clarineta e Ebnezer Nogueira no fagote, e tem realizado concertos no Brasil, Estados Unidos e Rússia. Em 2015 realizou uma série de quatro recitais na Bulgária e representou o Brasil na Conferência da Sociedade Internacional de Palhetas Duplas, em Tóquio, Japão.

Bojin Nedialkov é Bacharel em Música pelo Conservatório de Música e Artes de Sofia, Bulgária, e Mestre e Doutor em Música pela Academia Estatal Musical de Sofia. Estudou ainda na Duquese University, em Pittsburgh (EUA) com o primeiro oboísta da Orquestra Filarmônica de Pittsburgh, James Gorton. Integrou a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, o quinteto de sopros Brasília Ensemble e o Quinteto de Sopros da Universidade de Brasília (UnB), com o qual realizou diversos concertos no Brasil e na Europa. É professor de oboé e disciplinas teóricas da UnB.

Ricardo Dourado Freire é Bacharel em Clarineta pela Universidade de Brasília (UnB) na classe de Luiz Gonzaga Carneiro, e Mestre e Doutor em Clarineta pela Michigan State University, sob a orientação de Elsa Ludewig-Verdehr. Sua tese "A História e Desenvolvimento da Clarineta no Brasil" é uma das principais referências sobre a trajetória dos clarinetistas brasileiros. Fundador e primeiro presidente da Associação Brasileira de Clarinetistas, tem trabalhado pela divulgação da clarineta e integração dos clarinetistas brasileiros. É professor de clarineta e disciplinas teóricas da UnB.

Ebnezer Nogueira é Bacharel pela Illinois University, Mestre pela Ohio University e Doutor em Fagote pela Florida State University, todas universidades norte-americanas. Fundador da Pós-Graduação do Departamento de Música da Universidade de Brasília (UnB), suas pesquisas envolvem música brasileira e madeiras brasileiras para fabricação de instrumentos. Foi fagotista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e tocou com a Orquestra Sinfônica de Chicago e a Orquestra Sinfônica de Charleston. É professor de fagote, música de câmara e história da música da UnB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário