sábado, 8 de agosto de 2015


Aldir Blanc

Nascido no Rio de Janeiro em 1946, o compositor e escritor Aldir Blanc notabilizou-se como letrista a partir de suas parcerias com João Bosco, criando músicas como O Mestre Sala dos Mares, De Frente pro Crime e Caça à Raposa. Sua canção O Bêbado e o Equilibrista, também em parceria com João Bosco, tornou-se um hino contra a ditadura militar. Em 1996 foi gravado o disco comemorativo Aldir Blanc - 50 Anos, que conta com a participação de Edu Lobo, Paulinho da Viola, Danilo e Nana Caymmi, Moacyr Luz e Ivan Lins. Outro de seus parceiros notáveis é Guinga, com quem compôs Catavento e Girassol e Baião de Lacan.

sexta-feira, 7 de agosto de 2015


Caio Cezar

Nascido em Recife em 1960, Caio Cezar é violonista, compositor e arranjador. Dentre os vários discos gravados, destacam-se Caio Cezar interpreta João Pernambuco (1993), Um Século de Violão Brasileiro (2000) e Saudades de Princesa (2010). Caio é ainda diretor artístico de gravações e festivais, como os CDs Acariocamerata (2008) e a Série Pixinguinha (2009, Crioula Records), e o Banquete Ópera Festival (2015), a Mostra Internacional de Música de Olinda (2008) e o musical André Rebouças - O Engenheiro Negro da Liberdade (2014). Foi também diretor musical dos curtas Alma Carioca e Somos um Poema.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015


Alanderson Maxson

Alanderson Maxson concluiu o Bacharelado em Música da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 2010 e atualmente é professor de clarineta e disciplinas teóricas das bandas de música municipais das cidades de Extremoz e São Gonçalo do Amarante, ambas no Rio Grande do Norte, e instrutor do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Desenvolve intenso trabalho de arranjo e composição junto a grupos como a Orquestra Potiguar de Clarinetas, projeto desenvolvido pelo clarinetista João Paulo Araújo, além de possuir experiência como clarinetista e regente.

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Inscrição

Queridos, postarei frequentemente, daqui por diante, o processo de inscrição no Encontro de Clarinetistas de Brasília: 1. Deposite (ou transfira) R$ 50,00 para o Banco do Brasil, Agência 2.863-0, Conta Corrente 28.679-6; 2. Fotografe (ou escaneie) o comprovante da operação e envie para o e-mail encontrodeclarinetistasbsb@gmail.com, juntamente com seu nome completo; 3. Pronto! Abraços a todos!

Humberto Teixeira

Humberto Teixeira nasceu em 1915 no Ceará e é nacionalmente conhecido como parceiro de Luiz Gonzaga em composições como "Asa Branca". Foi advogado, político, poeta, compositor, fundador e presidente da Academia Brasileira de Música Popular. As canções de Humberto Teixeira foram interpretadas por Luiz Gonzaga, Dalva de Oliveira, Geraldo Vandré, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa e Elba Ramalho, entre outros artistas. Eleito por três anos consecutivos o melhor compositor do Brasil, Teixeira quebrou rotinas e imprimiu novos rumos ao cancioneiro nacional. Faleceu aos 64 anos, em 1979.

Luiz Gonzaga

Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, nasceu em 1912 em Pernambuco. Foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música brasileira. Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós pés-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças do sertão nordestino ao resto do país, numa época em que a maioria desconhecia o baião, o xote e o xaxado. Admirado por Dorival Caymmi, Gilberto Gil e Caetano Veloso,entre outros, ganhou notoriedade por composições como "Asa Branca", "Qui nem Jiló" e "Baião de Dois". Faleceu em 1989.

Hudson Nogueira

Bacharel em Clarineta pela Faculdade Mozarteum de São Paulo, estudou saxofone com José Carlos Prandini e composição com Edmundo Villani-Côrtes. Integrou a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e a Banda Savana. Participou do Projeto Arranjadores, apresentando-se com Moacir Santos, Cipó, Duda e José Roberto Branco. Seus arranjos e composições estão presentes em mais de 20 discos gravados no Brasil e no exterior. Atualmente conta com obras publicadas fora do país pelas editoras Ruh Music e Brazilian Music Publications. É professor e arranjador residente do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí.

Hermeto Pascoal

Nascido em Olho d'Água, no Alagoas, em 1936, Hermeto Pascoal é compositor e multi-instrumentista. Mudou-se para o Recife em 1950 e foi convidado a integrar a Rádio Jornal do Comércio. Em 1961 foi para São Paulo e lá fundou o grupo Som Quatro e, em 1966, o Quarteto Novo. Em 1969, a convite de Flora Purim e Airto Moreira, viaja aos Estados Unidos e grava 2 discos e, com o nome já reconhecido pelo talento e criatividade, torna-se atração no Brasil e fora dele. Atualmente, apresenta-se com cinco formações: solo, com seu grupo, com Aline Morena, com big band e com orquestra sinfônica.

Guinga

Carlos Althier de Sousa Lemos Escobar, mais conhecido como Guinga, nasceu em 1950 no Rio de Janeiro e é compositor e violonista. Atuou com artistas como Clara Nunes, Beth Carvalho, Alaíde Costa, João Nogueira e Cartola. Teve várias de suas obras gravadas por Elis Regina, Michel Legrand, Sérgio Mendes, Ivan Lins, Leila Pinheiro e Ronnie Von; entre seus parceiros estão Aldir Blanc e Chico Buarque. Guinga recebeu em 1996 o Prêmio Sharp por seu disco "Cheio de Dedos". Sua biografia, "Guinga, os mais belos Acordes do Subúrbio", escrita pelo jornalista Mário Marques, foi lançado em 2002 pela editora Gryphus.
Inscrição

Queridos, postarei frequentemente, daqui por diante, o processo de inscrição no Encontro de Clarinetistas de Brasília: 1. Deposite (ou transfira) R$ 50,00 para o Banco do Brasil, Agência 2.863-0, Conta Corrente 28.679-6; 2. Fotografe (ou escaneie) o comprovante da operação e envie para o e-mail encontrodeclarinetistasbsb@gmail.com, juntamente com seu nome completo; 3. Pronto! Abraços a todos!

Maestro Duda

José Ursicino da Silva, o Maestro Duda, nasceu em Pernambuco em 1935 e é compositor, arranjador e multi-instrumentista. Aos 15 anos começou a integrar a Jazz Band Acadêmica e a Orquestra Paraguari. Em 1953 assumiu o Departamento de Música da TV Jornal do Comércio e em 1962 ingressou na Orquestra Sinfônica do Recife executando oboé e corne-inglês. Suas obras têm sido gravadas por grupos e artistas importantes como a Orquestra Tabajara e Jamelão. Foi escolhido pelo Projeto Memória Brasileira da Secretaria de Cultura de São Paulo como um dos doze maiores arranjadores do Século XX.

sábado, 1 de agosto de 2015


Brasília Popular Orquestra

A Brasília Popular Orquestra (BRAPO) foi fundada em 1982, tendo como regente desde então o clarinetista Manoel Carvalho. Com o objetivo de oferecer ao público do Distrito Federal uma orquestra popular, contribuir com a cultura da cidade e promover a prática e o aperfeiçoamento técnico dos artistas, a orquestra, ao longo de seus mais de 32 anos, tem atuado em festivais de jazz, shows, festas, recepções e projetos da Secretaria de Cultura e de Turismo. Atualmente, a BRAPO possui um repertório vasto e amadurecido, incluindo obras de compositores como Glenn Miller, Duke Ellignton e Severino Araújo, entre muitos outros.

Carlos Aguirre

Nascido na Argentina em 1965, o compositor Carlos Aguirre estudou piano com Graciela Reca e integrou na década de 1990 o grupo do violonista Luis Salinas. Fundou em 1996 o Carlos Aguirre Quarteto e recebeu em 2005 o Prêmio Konex de reconhecimento às 100 personalidades da década na música popular argentina. Sua colaboração com o violonista Eduardo Isaac lhe permitiram um contato mais íntimo com a técnica do violão, daí o sentido camerístico impresso na maioria de suas canções. Carlos Aguirre procura integrar nas suas obras as várias tendências composicionais atuais à música popular da América Latina.